segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Protocolos facebookianos

Olá queridos e queridas! 

Hoje a tia Jô (adoro bancar a didática) queria conversar com vocês sobre algumas coisinhas pequenininhas que não são muito bacanas. O assunto de hoje é sobre nosso comportamento nas redes sociais, vamos lá? Vamos. 

Existem algumas coisas que não foram explicadas pra nós quando nos deram essa ferramenta tão potente e importante chamada internet. Não é de todo culpa nossa. Jogaram essa bomba nas nossas mãos, sim, porque o celular não sai da mão né? E a gente meio que foi vivendo e se adaptando da maneira que achou que devia. 

Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar claro que não sou mestre em nada, nem me acho a mais certona em coisa nenhuma. Pelo contrário. Mas existem coisas que não precisa ser muito expert pra saber. Passam um pouco despercebido, prefiro acreditar nisso, e a gente precisa de alguém pra dizer: - ei, não tá legal!

Por exemplo, quando a gente curte alguma coisa no facebook, quando a gente aperta lá pra curtir, é porque você realmente achou o texto legal, a ideia bacana, a foto bonita. Curtir alguma coisa significa aprovação. Eu temo muito pela possibilidade da opção  "não curtir" (dizem por aí que está cada dia mais próximo de existir) porque se existe gente que curte tudo desmedidamente, com toda a certeza desse mundo vai ter algum espírito de porco que vai descurtir qualquer coisa! E, meus caros, o que você curte diz muito sobre você. Muito! As pessoas enxergam as coisas que você curte e isso permite traçar um perfil seu na cabeça de quem te segue. Você permite, você curte. 
E se isso acontece com as coisas que você curte, que dirá com as coisas que você compartilha?? 

Outra coisinha. Quando você posta uma foto deduz-se que você achou ela maneira e resolveu postar. Logo: você foi o primeiro a curtir a foto pra você mesmo, logo: você não precisa curtir no facebook! Curtir a própria foto, curtir o próprio post é ruim demais gente... Eu sei que você pode fazer o que quiser na sua página. Mas se você tiver um pouco de bom senso, eu acho que você vai concordar comigo. E se não tiver também, ok!

Pra não criar inimizades na rede eu nem vou falar das fotos sensuais com legendas Bíblicas, das alfinetadas nos ex qualquer coisa, nas que cismam que o mundo tem inveja delas e nos relacionamentos eternos que duram duas semanas. Pra que né? 


Obs: no Instagram tem um recurso que, tudo que você curte (qualquer foto em qualquer página) todo mundo vê. E tem gente que acessa essa ferramenta e vê o que você está curtindo. Maurício de Souza tá aí pra provar isso pra gente! 😉

Nana. 

Nenhum comentário: