terça-feira, 1 de julho de 2014

O anel - série biografia

Eu tinha uns 8, 9 anos e estudava numa escola católica em Brás de Pina.

Na minha sala, um menino (não lembro o nome dele, juro) se disse apaixonado por mim. Não, ele não era bonito. E mesmo se fosse, que tipo de criança vocês pensam que eu fui??? rs
Ele se declarava todos os dias. Chato. Insistente! Mandava os amigos me dizerem que ele me amava, pra eu ter pena e compaixão por ele e dar uma chance. Eu não era dessas que dava chances. Eu não era dessas que me compadecia porque os amigos tentavam me convencer. Eu era bem nojenta. 

Aquilo começou a me irritar, me irritar muito, mas nada adiantava. 

Um dia ele chegou na aula, fez mais uma vez aquela cena, mas dessa vez foi diferente. Ele tirou do bolso um anel, um anel com a cara da Minnie de laço vermelho na cabeça. Uma graça. Fiquei tentada a negar o anel, mas achei que seria mal educado. Aceitei e disse que nada mudava entre nós, mas agradeci e disse que achei fofa a iniciativa. Achei mesmo. 

Achei tão fofo e me senti tão importante que mostrei o anel pra escola inteira! Mostrei pras amigas e pra quem não era amiga também! 

"Que mulher não gosta de ganhar joias"??? Com oito anos qualquer anel é joia! 

Na porta da escola tinham várias pessoas vendendo várias coisas. Sorvete de casquinha, pirulito de chupeta, laranjinha (nunca mais vi venderem laranjinha)... Um mundo de coisas bem na porta da escola.
E tinha uma "tia" que vendia bugigangas. Fones de ouvido, canetas, adesivos, enfim, milhões de coisas! 

No meio da aula, no mesmo dia que ganhei o anel, a tia entrou alucinada pela sala com a coordenadora, que pediu licença a professora para interromper a aula. Ela entrou, procurou e apontou:

- Foi ele! Foi aquele garoto ali! 

Eu acho que não preciso dizer que ela apontou pro garoto que me amava. A coordenadora pediu que ele a acompanhasse imediatamente. Ficamos todos apreensivos na sala de aula. A professora tentando controlar a curiosidade da turma. Quando a coordenadora entrou novamente na sala:

- Professora, a Joanna pode me acompanhar? 

Pronto. Gelei. Congelei. Até chegar na porta da sala parecia que o espaço não  terminava. O que eu tinha a ver com aquilo? 

Com todo o tato a coordenadora perguntou se por acaso ele nao havia me dado um presente. Eu disse que sim. Com mais tato ainda ela me questionou se tinha sido um anel. Eu olhei pra ele. Tenho certeza que ele sentiu meu ódio! O olhar dele clamava pra que eu negasse. Eu queria negar e depois arrebentar ele, mas não podia. Eu disse que sim. Ela pediu gentilmente que eu devolvesse o anel porque infelizmente ele não tinha pago por ele. 

Eu senti meu rosto pegar fogo. Minha vontade era pegar aquele anel e enfiar goela abaixo dele. Eu sei que parece meio cheio de ódio e rancor esse post, mas a vergonha daquele momento só me fazia sentir isso. Eu tirei aquele anel com tantos sentimentos juntos... Devolvi pra moça e perguntei se já podia entrar na sala. Ela disse que sim e agradeceu. 

Entrei e chorei. Fiquei com pena dele. Dei meia volta e chamei a coordenadora num canto. Pedi que nao punisse ele, porque ele fez aquilo pra me agradar, que foi sem querer. Ela pediu que eu não me preocupasse e que eu voltasse pra sala.

Ele não foi suspenso. Nada aconteceu. Acho que só ligaram pros pais dele. Depois desse dia nunca mais nos falamos, exceto pelo momento em que ele me pediu desculpas e eu disse que "tudo bem". 

Depois desse dia nunca mais ganhei anel nenhum. E o único que ganhei não pude guardar de recordação! 

Nana 

Nenhum comentário: